Outro você sabia sobre animais? É. Eu ando sem inspiração e ja que tem muita coisa legal sobre animais que a maioria das pessoas não sabem, aqui esta:
***Palavras em vermelho apareceram no final da postagem em um saiba mais (que no caso desse blog "mais postagens")***
A lula-colossal (maior do que a lula gigante) é provavelmente a maior espécie de lula existente, ela mora no fundo do oceano Antartico e é único membro do gênero Mesonychoteuthis. Dizem que ela ultrapassar os 14 metros de comprimento. Sendo assim, a lula-colossal é considerada o maior invertebrado conhecido do planeta (até agora).
Agora, uma coisa "estranha" sobre ela é que ela tem os maiores olhos do reino animal. Eles chegam e ter o tamanho de um prato -acho que agora aprendi o que a expressão olho gordo significa.
É caçadora como outras lulas e no mar profundo usa a bioluminescência para encontrar a presa. Vendo os bicos das lulas em estômagos do cachalote (a maior das baleias com dentes), estima-se o tamanho de animais adultos e alguns hábitos como a vida na profundidade de pelo menos 2200 metros, no caso de adultos, enquanto os mais jovens a cerca de 1000 metros.
Ela tem dois bicos enormes e afiados (como os de uma ave como o papagaio mas muito maior) , e garras "giratórias" em forma de ganchos, bem fixados em seus tentáculos (ganchos nas suas ventosas que podem causar feridas profundas).
Muitos cachalotes carregam cicatrizes causadas pelos tentáculos da lula-colossal. A lula-colossal é uma das principais presas para os cachalotes que se alimentam no Oceano Antártico; 14% dos tentáculos de lula encontrados nestas baleias são da lula-colossal.
Recentemente pescadores da Nova Zelândia encontraram em águas da Antártica uma lula-colossal com mais de 14 metros de comprimento. O molusco que pesava 495 quilos tinha olhos do diâmetro de pratos de comida. O animal foi fisgado por acidente, trazido a bordo e conservado no gelo, depois foi enviado para estudo na Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova Zelândia.
Curiosidade: Quando nos referimos a tamanho, é importante diferenciar o tamanho total e o tamanho do manto. O tamanho total é tamanho do manto (a "cabeça" da lula) ou seja, na hora de medir a lula temos que medir somente o tamanho da cabeça e depois se você quiser medir o resto...
Bioluminescência [do grego "bios" (vida) e do latim "lumen" (luz)] é a produção e emissão de luz fria por um organismo vivo, uma reação química durante a qual energia química é transformada em energia luminosa.
A bioluminescência ocorre em diversos grupos de organismos, desde organismos metabolicamente mais simples como as bactérias e fungos, até em organismos complexos, como é o caso dos insetos e animais marítimos (como é o caso).
Alguns de vocês ja devem ter visto as plantas do Avatar né? Então. É a mesma coisa.
Os moluscos (do latim molluscus, mole) constituem uma grande variedade de animais invertebrados marinhos, de água doce ou terrestres, que são seres vivos como os caramujos, as ostrase as lulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário