Páginas das páginas

Sobre o Blog

Um blog com um pouco de cada coisa. Um dia com codigos e cheats de jogos, outro dia com sites para downloads, piadas sem graça, mangás legais e muitas coisas bizarras.

domingo, 1 de maio de 2011

As células e você

Muita gente que deve ter lido esse titulo vai achar que é alguma coisa de genética avançada ou mais precisamente de "nerds" (pra quem é chato e preconseituoso), mas não é, é até que interessante (como se eu fosse por uma coisa chata de postagem).


Tudo começa com uma única célula, que vai se dividindo e se dividindo. Após 47 divisões, você já tem 10 mil trilhões de células mais ou menos (10 000 000 000 000 000 de células trabalhando só por você).
Cada uma das células sabe exatamente o que fazer para "preservar" e cuidar de você.
Pode não parecer, mas as células sabem MUITO mais sobre você do que você mesmo termos técnicos. Cada uma tem uma "copia" do seu código genético -como se você estivesse imprimindo papel, tudo igual- é tipo um mapa do seu corpo e como ele funciona.

Quem é ciêntista diz que as células estão bem a frente das engenhocas humanas (pelo menos a maioria diz). Para você ter uma ideia, no meu livro de Ciências esta escrito assim:

..... Para construir a célula de levedo mais básica, por exemplo, seria preciso miniaturizar o mesmo número de componentes de um Boeing 777 (uma aeronave de grande porte) e encaixa-lo em uma esfera com apenas cinco microns de diâmetro -uma unidade de medida absolutamente minúscula. E alem disso seria preciso persuadir aquela esfera a se reproduzir (multiplicar).....

Isso é muito mais complicado né? E o pior é que ele fala de uma célula de levedo, que é bem mais simples do que a célula humana. Esse bimestre (na minha escola é bimestre) estamos aprendendo sobre as células (mas não tudo por que a professora falou que ainda tem muito mais que agente não vai aprender nesse ano).

As células são como uma comunidade de 10 mil trilhões de pessoinhas, cada um "dedicado" de forma muito mais que especifica no seu bem estar geral. Ela podem fazer tudo por você (tudo não mas você deve ter entendido).

Sempre que tem alguma coisa te ameaçando elas vão e te protegem, virão em sua defesa no mesmo instante. Morreram por você (bilhões delas fazem isso diariamente) e você é o cara de pau que nunca agradeceu (essa parte do cara de pau foi brincadeira, mas é verdade, nós nunca agradecemos). Sempre vamos aos médicos e falamos :
"Obrigada, já estou bem melhor" mas quem te fez melhorar mesmo foram as células do seu corpo, já esta na hora de falar obrigado né??


4 comentários:

  1. 1-As imagens que você pois são glóbulos vermelhos que são células que só servem pra uma coisa, transportar o oxigênio de lá pra cá.
    2-Você esqueceu de falar sobre de onde que se gera a primeira célula do corpo, ela é gerada da fecundação do espermatozóide com o óvulo (As células se dividem de que célula?)
    3-A célula ESTÁ bem a frente das "engenhocas" humanas porque toda uma célula é conectada entre si e com o meio, graças a membrana plasmática.
    3- Não são todas as células que são sua defesa são os glóbulos brancos.
    4- quando o médico lhe dá um antibiótico quem reage é a droga e não as células então nem sempre as células que "te salvam das bactérias".
    5- Porque você não me pediu para corrigir antes de postar?
    Acho que você já sabe quem é então eu vou assinar ao contrario
    ordeP irarreF

    ResponderExcluir
  2. Que legal "uknown", acho que as pessoas vão gostar de saber disso também. Valeu!!
    ps: eu to no computador da domi e sou a cris, desculpem pela falta aki no blog que eu estou fazendo, mas o que éessa gente toda que passou por aqui?! VALEU!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei oo Blog eu tinha uma pesquisa de Ciências e me ajudou muito.:D

    ResponderExcluir
  4. ‘’ Para construir a célula de levedo mais básica, por exemplo,seria preciso miniaturizar o mesmo número de componentes de um Boeing 777 e encaixá-lo numa esfera com apenas cinco mícrons de diâmetro.Depois,seria preciso persuadir aquela esfera a se reproduzir” a) A que elementos das células o autor está se referindo quando fala dos componentes do Boeing 777? Resposta ele esta falando das Organelas.
    Por que o autor diz que ainda”seria preciso persuadir aquela esfera a se reproduzir”?
    Resposta- Por que as células se reproduzem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...