Páginas das páginas

Sobre o Blog

Um blog com um pouco de cada coisa. Um dia com codigos e cheats de jogos, outro dia com sites para downloads, piadas sem graça, mangás legais e muitas coisas bizarras.

domingo, 22 de maio de 2011

Origami, a arte do papel

Tem gente para tudo, até para fazer origami.


Agora, o que é exatamente origami?




Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando "representações" de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que podem ser combinadas de varias maneiras, para formar desenhos muito difíceis. Geralmente se inicia de um pedaço de papel quadrado, onde as faces podem ser de cores ou estampas diferentes. 

O origami tradicional japonês, é praticado desde o Período Edo (1603-1897)
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado, porem essa crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

Origami na Alemanha??

Friedrich Froebel (1782-1852) foi o fundador do Movimento Kindergarten que iria introduzir as dobragens de papel nas actividades pré-escolares. 
Esse movimento foi levado para o Japão por uma senhora alemã, onde foi bem aceito. As dobragens de papel eram ensinadas às crianças e fundiram-se com o tradicional Origami japonês.


Sua História:

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, por que eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Em 1797 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da India. 
O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Depois disso, o Origami espalhou-se como atividade recreativa (um Hobbie) no Japão.
Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que levaram a dobragem do papel para Espanha durante a invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião os proibia de criar formas animais -esse detalhe eu não consegui  mais informações (o por que). 
Da Espanha foi para a América do Sul. Com as rotas comerciais, o Origami entrou na Europa e, depois, nos Estados Unidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...